MANUEL DE ARAÚJO É FINALISTA DO PREMIO WORLD MAYOR 2023

MANUEL DE ARAÚJO É FINALISTA DO PREMIO WORLD MAYOR 2023

Manuel de Araújo é um dos nove presidentes de municípios em três continentes finalistas para o prémio mundial de 2023
Os nove finalistas do Prémio Mundial para Presidentes de Municípios de 2023 representam cidades de nove países, em três continentes. Alguns dos locais são pequenos, outros albergam centenas de milhares de pessoas. Embora todos os nove presidentes de Municípios finalistas enfrentem e lidem habilmente com questões exclusivas das suas comunidades, também abordam oportunidades e desafios comuns a cidades de todo o mundo. Numa altura de grandes conflitos em algumas partes do mundo, os finalistas do World Mayor reconhecem os contributos que as cidades podem dar para forjar a amizade entre os povos.

Desde o início de 2023, os organizadores do Projeto World Mayor receberam dezenas de milhares de mensagens, e-mails e cartas de pessoas que nomearam autarcas individuais e descreveram as razões pelas quais deveriam ser considerados para as Honras Mundiais de Autarcas deste ano. As qualidades mencionadas repetidamente e comuns a todos os finalistas incluem a sua compreensão das questões climáticas, a criação de oportunidades para os jovens e a sua preocupação com as pessoas que precisam do apoio da sociedade. Este ano, muitas das pessoas que participaram no World Mayor Project manifestaram também os seus receios quanto às divisões na sociedade civil, que ameaçam transformar-se em conflitos.
A conduta, os objectivos e as realizações dos nove finalistas foram valorizados e elogiados pelos participantes no World Mayor Project. Para além disso, muitos presidentes de Municípios foram elogiados pela qualidade mais importante que um líder local pode ter: O amor pelos seus concidadãos.

Apoio: “É com grande prazer que expresso o meu voto no candidato Manuel de Araújo nas eleições para o World Mayor 2023. Como cidadão de Quelimane, Moçambique, testemunhei pessoalmente o impacto positivo que Manuel de Araújo teve na nossa cidade enquanto Presidente da Câmara. Sob a sua liderança visionária, Quelimane registou progressos notáveis em várias áreas, desde a melhoria das infra-estruturas até à promoção de programas educativos inovadores. A sua dedicação incansável à construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável é evidente em todos os projectos e iniciativas implementados. Manuel de Araújo tem demonstrado um empenho inigualável em ouvir e responder às necessidades da população, valorizando a participação activa dos cidadãos nas decisões municipais. A sua abordagem inclusiva e democrática é um exemplo inspirador.”

Apoio: “Conheci o Manuel de Araújo em Sydney, em 2006, durante uma reunião da IDU. Na altura, fiquei impressionado com o seu brilhantismo e a sua visão clara para um Moçambique pacífico e próspero. O serviço de Manuel de Araújo aos seus concidadãos tem-se refletido na forma como lhe tem sido repetidamente confiada a governação de Quelimane e tem retribuído a confiança popular com uma gestão séria e prudente e com a promoção de melhores padrões de vida e de estilos de vida mais saudáveis, tendo demonstrado uma capacidade de liderança invulgar em momentos muito difíceis, como quando o ciclone Freddy devastou a sua cidade e o levou a dedicar-se a 100% à sua reconstrução. A brilhante carreira profissional, académica e política de Manuel de Araújo e a sua rede internacional fazem dele um garante da democracia e um promotor do desenvolvimento num dos países que mais precisa. Estou convencido que o futuro de Moçambique será melhor se puder continuar a contar com o serviço de Manuel de Araújo como já contam os habitantes de Quelimane.

Endosso: “É com muita honra e satisfação que apresento o meu voto para o cidadão moçambicano e Presidente do Município de Quelimane. É um grande privilégio ver um compatriota e o Presidente do Município da capital da minha província Zambézia na lista dos candidatos a Presidente do Conselho Mundial. Bem feito Moçambique, bem feito Zambézia, bem feito o distrito de Quelimane, especialmente o município de Quelimane e os seus munícipes. Que tenhamos mais Araújos em Moçambique e na Zambézia em particular.”

Apoio: “Manuel de Araújo orgulha-se de dizer que Quelimane é a capital do ciclismo em Moçambique, e que o seu sonho é torná-la a capital do ciclismo em África. No entanto, o seu trabalho vai muito para além deste pormenor. Não podemos esquecer que esta região é fustigada por furacões e ciclones que, para além da destruição material e da falta de condições sanitárias, resultam na propagação de doenças como a paralisia flácida aguda (PFA), malária, diarreia, febre, sarampo, infecções das vias respiratórias superiores (IVAS). A luta empreendida por Manuel Araújo para ajudar a população a resolver estes e outros problemas não é conhecida por muitos no mundo. As dificuldades resultantes de sermos uma cidade pobre e pertencermos ao continente africano, na maior parte das vezes esquecidas por todos nós que já temos condições muito melhores nos nossos países desenvolvidos, não nos permitem olhar para os outros que estão mais longe.”

4 Comments

  • Leonardo Florêncio Paiale
    novembro 7, 2023

    Manuel de Araújo é simplesmente uma pessoa de coração inigualável a de qualquer um que pode já ter governado nosso município

  • Omar
    novembro 8, 2023

    Bom presidente

  • Manuel de Araújo é finalista do prémio World Mayor 2023
    novembro 8, 2023

    […] A conduta, os objectivos e as realizações dos nove finalistas foram valorizados e elogiados pelos participantes no World Mayor Project. Além disso, muitos presidentes de Municípios foram elogiados pela qualidade mais importante que um líder local pode ter: O amor pelos seus concidadãos. Leia em…. […]

  • Orlando do Rosario
    dezembro 7, 2023

    Senhor presidente, é com profunda alegria ter o senhor como um lider carismatico e social, desejo que sempre estejas com nosco a transmitirnos os conhecimento mais profundo e enovador. Parabens se dependesse de mim o senhor seria o primeiro. Força a povo confia em ti , do rovuma ao maputo e do zumbo ao indico. Hoje quelimane tem em oque se orgulhar ,graças ao senhor.

Post Your Comment