CARTA ABERTA DE MANUEL DE ARAÚJO AO CHEFE DE ESTADO, FILIPE NYUSI SOBRE A TRAGEDIA NA ILHA DE MOÇAMBIQUE

CARTA ABERTA DE MANUEL DE ARAÚJO AO CHEFE DE ESTADO, FILIPE NYUSI SOBRE A TRAGEDIA NA ILHA DE MOÇAMBIQUE

Sua Excia Senhor Presidente da República,

Desde que recebi a fatídica notícia do naufrágio na Ilha de Moçambique que levou a morte a mais de 90 pessoas, não me sai da cabeça uma pergunta básica: Sua Excia não deveria estar em Nampula a consolar as famílias?

Esta pergunta faz-me questionar sobre o legado que Vossa Excia quer deixar para o povo moçambicano. A de um presidente distante, que não se importa com o sofrimento do povo que jurou servir e prometeu que seria seu empregado?

Que empregado é esse que quando o seu patrão tem um acidente onde perdem a vida mais de 90 pessoas não “corre” para consolar o patrão? Que empregado é esse que quando se regista uma tragédia dantesca destas fala ao mesmo tempo que o presidente de Portugal?
Que empregado é esse que reage 48 horas depois quando quase uma centena de seus empregados desaparecem “por negligência” de agentes do seu Governo?! Lembra-se Excia do artigo 51 da Lei Mãe?

Que empregado é esse que já não tem dinheiro para alugar uma avioneta e se dirigir imediatamente ao local da ocorrência da tragédia, mas tem dinheiro para alugar helicópteros, avionetas para inaugurar casas de administradores, tribunais, casas de banhos públicas e sanitários municipais e outras quinquilharias?

No lugar de gastar dinheiro para inaugurar tribunais distritais que o Primeiro Ministro, a Ministra da Justiça, os Secretários de Estado, Governadores Provinciais e Administradores Distritais para além do Venerando Presidente do Tribunal Supremo, dos Juízes-Presidentes dos Tribunais Regionais de Recurso, dos Juízes-Presidentes dos Tribunais Judiciais Provinciais e Distritais da “dona da mola dos tribunais” o Cofre, não seria esta uma oportunidade soberana de Vossa Excia demonstrar que no seu coração cabem todos os moçambicanos?

Como é que o Antigo Presidente da Republica Armando Guebuza reage 24 horas antes da reação do Chefe do Estado? Afinal quem tem melhor informação sobre o país, Guebuza ou vossa Excelência? A quem o Administrador do distrito, Governador, Secretário de Estado, Ministro dos Transportes, Director do INAMAR, Director distrital, provincial e geral do SISE dá informação privilegiada? Quem é o cliente número um do SISE? Como é que o Chefe é o último a saber, como denota a inaceitável tardia reacção de Vossa Excelência? Não deveria já o Conselho de Ministros ter se reunido de emergência e já declarado Luto Nacional de pelo menos 5 dias?

Não deveria já uma Comissão de inquérito ter sido criada? Onde está a detentora da acção penal e criminal a nossa PGR a nível distrital, provincial e Geral? Já agora para que serve o Primeiro Ministro no nosso país? Na impossibilidade de Vossa Excia se deslocar a Nampula não deveria ter despachado o primeiro Ministro!

É quem o competente e simpático do Ministro Magala, que respeito e preso, que foi destacado para Nampula, carrega a prior? o peso deste acidente porque é o responsável da área dos transportes e segurança dos passageiros, pelo que não pode o nosso empregado ser representado por ele, pelo menos nesta ocasião! Não se manda á “cena do crime” alguém que tem responsabilidades hierárquicas no dolo ou na negligência que podem ter sido causas da tragédia!

Excia, para que servem o Secretários de Estado, os Governadores Provinciais, os directores de SISE?

Excia se já está cansado melhor ir descansar! Se tivesse escolhido o seu sucessor na reunião do Comité Central da semana passada teria arranjado tempo para ir ao Lumbo. Mas como adiou e quer controlar esse processo está amarrado à Maputo e não se pode dar ao luxo de forma expedita!

Adiar decisões Excia tem o seu preço. E escreva Excia está não será a última tragédia da sua governação. Os próximos dias podem vir a ser complicados.

Por favor livre-se desse peso e vá descansar em paz! Nos te queremos bem! Fizeste a tua parte, o resto deixe para os outros!

Me desculpe o desabafo Chefe! Dói a ausência do Estado e a ineficiência da acção governativa! Durante o seu mandato Excia o nosso país virou um narco estado! Apanha se droga em qualquer esquina! A guerra em Cabo Delgado iniciou no seu consulado! As dívidas ocultas começaram quando o senhor era o titular da defesa! Que mal lhe fizemos Excia? Por favor vá vá vá vá…!

Excia a nossa costa está escancarada! Em janeiro fui à Angoche e o que vi assusta a qualquer alma viva!

Há coisas que não se delegam Excia!

E mais não disse,

Manuel de Araújo

3 Comments

  • Fermino Aurélio Daniel
    abril 10, 2024

    Gostei da manifestação do nosso futuro governador da Zambézia ,ele escreveu a carta e o tal dito nyus se fez presente hoje parabéns discobri que o presidente ele e infantil espera tudo ser Dido

  • Fermino Aurélio Daniel
    abril 10, 2024

    Gostei

  • Anifo Martinho
    abril 10, 2024

    Logicamente dito

Post Your Comment

Manuel de Araujo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.